Busca
news

Emef Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima participa de evento do Ministério da Educação em Brasília

Nesta semana a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima, de Jardim América, está participando em Brasília de um evento nacional, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), para concessão do certificado de reconhecimento das unidades de ensino que tiveram a etapa do seu processo de implementação concluído. Participam do evento a diretora da Emef, Maria Inês Libardi, a gerente de educação integrada Andréia de Barros Furtado, e a aluna destaque da instituição, Isabelli de Oliveira Alves, do 9º ano. Isabelli se destacou pelo seu trabalho junto ao programa Semearte, que visa a elaborar conteúdos pedagógicos utilizando meios de comunicação digitais para divulgar conhecimento e práticas de êxito para toda a comunidade. Os vídeos semanais, que foram divulgados no YouTube, foram realizados com a coordenação da professora Poliana Coan, dentro do projeto Oficina de Mídia.  A aluna é uma das três estudantes de escolas cívico-militares de todo Brasil que entrevistaram o ex-atleta Tiago Henrique de Oliveira Camilo, ex-judoca brasileiro, campeão mundial, vice-campeão olímpico e tricampeão pan-americano nas categorias médio, meio-médio e leve. Atualmente Tiago é o diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Prefeitura de São Paulo. "A certificação do MEC vem referendar um trabalho que está dando muito certo no município de Cariacica. Em menos de um ano estamos nos tornando referência no modelo para demais municípios do Estado e do Brasil. O êxito do programa nos faz crer ser possível a expansão para outras regiões da cidade ao longo da gestão do prefeito Euclério Sampaio", disse José Roberto Martins, secretário de Educação. Oficina de Mídia A Oficina de Mídia é uma ação que acontece na escola com a orientação da jornalista e professora de Língua Portuguesa Poliana Coan. Para ela, a tecnologia e a Internet dominam o contexto social contemporâneo e é importante a escola estar dentro dessa realidade que tanto envolve o jovem. "Os alunos possuem o domínio da tecnologia como extensão da sua forma de conhecerem o mundo por meio de uma tela. Assim sendo, cada vez mais os profissionais da educação buscam maneiras de utilizar a tecnologia de forma engajadora e inteligente. Os modelos de aprendizagem ganharam novas formas, porque o aluno exige o protagonismo, querem ser produtores de conhecimento", explicou. Durante a atividade, que acontece duas vezes na semana, há pesquisas do tema que será abordado, construção de roteiros, de textos, desenvolvimento da retórica, produção, gravação e edição de vídeos e entrevistas. Tudo acompanhado pela equipe escolar de professores e pedagogos. Além de divulgar as atividades que acontecem no ambiente escolar, o material audiovisual aproxima, estreita os laços entre família, comunidade e escola. Nesse contexto, o projeto também melhora o vocabulário; otimiza o uso da linguagem formal; aumenta a autoestima e a socialização; o aluno observa e reflete criticamente sobre o tema abordado, busca propostas de intervenção e aprende a selecionar as informações para o conhecimento.