Mutirão com 8 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (08)

Neste sábado (8) a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica realiza um grande mutirão de vacinação contra a Covid-19. Serão abertas 8 mil novas vagas com agendamento a partir das 11 horas desta sexta-feira (7). "Utilizaremos todos nossos recursos para promover um grande dia de vacinação com o intuito de acelerar a imunização no município. Iremos bater o nosso recorde de vacinação em um único dia”, salientou a secretária municipal de Saúde, Roberta Goltara. Essas doses são destinadas aos seguintes públicos: primeira dose para pessoas com comorbidades listadas na fase 2, com 50 anos ou mais. Também vão ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, com a primeira dose. Ambos os grupos receberão a vacina AstraZeneca. É bom lembrar: para receber a vacina, os pacientes com comorbidades devem levar laudo médico, declaração do enfermeiro ou receita médica de medicação prescrita. Esses documentos podem ser dos últimos 3 anos e serão retidos no ato da vacinação. Quem pode vacinar Os aptos a serem vacinados nesta etapa são pessoas com comorbidades pré-determinadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19.  Também serão vacinadas nesta fase gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes, e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).    Confira a lista das comorbidades Diabetes mellitus Pneumopatias crônicas graves Hipertensão Arterial Resistente (HAR) Hipertensão arterial estágio 3 Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade Insuficiência cardíaca (IC) Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar Cardiopatia hipertensiva Síndromes coronarianas Valvopatias Miocardiopatias e pericardiopatias Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas Arritmias cardíacas Cardiopatias congênitas no adulto Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados Doença cerebrovascular Doença renal crônica Imunossuprimidos Hemoglobinopatias graves Cirrose hepática Obesidade mórbida  Síndrome de Down Locais O mutirão deste sábado acontece em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, Colégio Lusíadas, Sesi de Porto de Santana, faculdade Multivix e Centro de Especialidades Odontológicas. As UBS que vão participar do mutirão são Itaquari, Flexal, São Francisco, Cariacica Sede, Morada de Santa Fé, Rio Marinho, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha, Oriente, Operário, Santa Bárbara, Bela Aurora, Porto de Santana, Bela Vista, Campo Verde, Novo Brasil, Itapemirim, Padre Gabriel, Santa Luzia, Santana, Sotelândia e Valparaíso. A abertura de novos agendamentos para quem está esperando a segunda dose da Coronavac depende das liberação de novas doses pelo  Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).