Turminha boa de livro conhece as 7 Maravilhas de Cariacica

Um projeto de incentivo à leitura da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amenóphis de Assis, em Vale Esperança, levou, em parceria com a Gerência de Turismo, cerca de 28 estudantes do 1° ao 9º ano para conhecer as 7 Maravilhas de Cariacica na manhã desta quarta-feira (5). Chamado de ‘Bom de Livro’, o projeto busca dar asas à imaginação da criançada e fortalecer ainda na infância a importância da leitura e da biblioteca da escola. Foram selecionados os cinco maiores leitores de cada turma e, para estimular, foi proposto um passeio onde eles conseguissem conhecer mais a cidade em que vivem. De acordo com a pedagoga do turno matutino Rosiany Arçari Souza, esse momento de lazer com as crianças aumenta o interesse pela história do município. “Trabalhar com o livro é diferente de estar presente no local em que tudo aconteceu. As crianças moram aqui e muitas vezes não conhecem a história e nem sabem a importância que um lugar teve na construção da cidade. Elas estão muito empolgadas e já disseram que vão convidar a família para visitar os lugares novamente”, contou. Com um roteiro criado pela Gerência de Turismo, os alunos foram guiados de ônibus a cada local. Os pequenos conheceram o Monte Mochuara, a Fraternidade Tabajara, as Corredeiras de Maricará, a área rural de Roças Velhas, o trio histórico em Cariacica Sede e o Estádio Kléber Andrade, em Rio Branco. A cada parada, uma nova memória era compartilhada e, assim, as histórias de Cariacica eram passadas para a turminha, que se mostrou entusiasmada. Segundo a analista de turismo do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (Idesc), Cínthia Pretty Azevedo, trabalhar a identidade municipal com os alunos da rede é um meio de fortalecer a cultura da cidade. “O roteiro foi baseado nas 7 Maravilhas do município e, é uma forma de consolidar a identidade cultural de Cariacica. Além de trabalhar a questão do pertencimento, foi possível alinhar com a equipe pedagógica as atividades que trabalhadas na escola. Com essa vivência prática eles conseguem entender melhor”, destacou. A última parada foi no Estádio Kléber Andrade e, uma das alunas boa de livro, Vitória Pereira Campos, de 9 anos, destacou as vantagens de uma aula diferente. “Por mais que a gente não esteja na escola, a saída de hoje não foi somente um passeio. Foi praticamente uma aula, onde conseguimos aprender também. O local que eu mais gostei foi o estádio. Conhecer esse campo de futebol gigante foi muito bom, porque eu sou apaixonada por esporte”, contou.