Busca
news

Secretaria de Assistência Social vai levar comunidade cigana para fazer documentação

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica  (Semas) vai levar integrantes das comunidades ciganas do município para que eles façam sua documentação pessoal. O primeiro grupo de cinco pessoas será levado ao Faça Fácil, nesta segunda-feira (07), às 8 horas, para fazerem suas carteiras de identidade.   A falta de documentação da comunidade cigana foi constatada durante a pandemia. Uma equipe técnica da Gerência de Igualdade Racial, da Semas, realizou visitas aos acampamentos ciganos do município de Cariacica, com a proposta de identificar dificuldades emergenciais. A Secretaria de Assistência já havia aberto canais para os cadastros para retirada de cestas básicas no Banco de Alimentos municipal. Porém, a Semas percebeu que este tipo de comunidade tradicional está em vulnerabilidade social e tinha essa dificuldade de acessar o sistema, lembrando que os Centro Regionais de Assistência Social  (Cras) estavam fechados e todos os canais estavam abertos à população apenas via contato telefônico ou pela internet.    Durante as visitas técnicas, foram  detectadas 27 famílias ciganas, cerca de 100 pessoas, sem condições de acessar o auxílio emergencial do governo federal e também o auxílio emergencial da Prefeitura de Cariacica por falta de documentação de identificação.   Em um primeiro momento, a Semas  fez distribuição de cestas básicas e kit de higiene nos acampamentos. Em seguida, puderam fazer o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o próximo passo é a documentação.  A comunidade tradicional dos povos ciganos está localizada em acampamentos nos bairros Santo Antônio, Campo Verde, Bubu e Moxuara.