Artesãos transformam peças descartáveis em luminárias, relógios e sofás

Estimular a redução e a reciclagem de resíduos sólidos. Com este objetivo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que integra o estande da Prefeitura de Cariacica, dentro da 38ª GranExpoES, na Serra, coordena a exposição de objetos de decoração e móveis confeccionados por artesãos do município com a reutilização de peças de bicicletas, canos de PVC e pneus.

LCV-6210

Luminárias feitas a partir de cano de PVC chamam a atenção no estande de Cariacica

LCV-6213

Jean Carlos também faz relógios a partir de peças de bicicleta

As luminárias impressionam pelos detalhes do desenho vazado. As peças são produzidas com cano de PVC. A arte é de Jean Carlos Lemas Dias, 38 anos, que, nos horários de folga do trabalho de vigilante, se dedica à técnica do artesanato. “Desenvolvo esta atividade como hobby. É uma forma que encontrei para aliviar o estresse, além de ser uma renda extra”, relata. A observação, aliada a uma curiosidade, foi o primeiro passo para que ele iniciasse a atividade. “Sempre apreciei artesanato. Visitava feiras e via trabalhos expostos e iniciei a atividade em casa após comprar os equipamentos necessários para a criação”, explicou. Já são três anos de dedicação.

LCV-6261

Edvaldo Ferreira do Nascimento transforma pneus usados em sofás e pufes, evitando o descarte incorreto deste material

Outro artigo produzido pelo artesão é o relógio que utiliza peças de bicicletas. Assim como a luminária, a vontade de promover o reaproveitamento do material surgiu ao conhecer o trabalho já desenvolvido por outros artistas. “Quando vi, assim que cheguei em casa fui desmontado o relógio para confeccionar a primeira peça. Foi uma tentativa que deu certo”, relembra.

Quem também se destaca transformando peças que seriam descartadas é o artesão Edvaldo Ferreira do Nascimento, 49, que monta móveis e suportes para jardins. Sofás, mesas, pufes, suportes para flores e garrafas, tudo é produzido com pneus usados. “Por acaso, encontrei na internet a sugestão de produção de móveis com pneus usados. O fato de ter uma habilidade com a parte artística, porque já fiz curso de talhar madeira, despertou o meu interesse. Além do mais, a motivação é maior por saber que estou contribuindo com a questão ambiental, reduzindo a presença desses materiais em terrenos baldios e em rios”, destacou. Com apenas 9 meses no ramo, ele garante que está apto a satisfazer mais clientes. “As poucos, vamos procurando materiais mais sofisticados para incrementar as peças”, revelou.

Iluminarias e relógios
Valor das peças: R$ 70
Contato:  3336-3794 ou 98863-3151 (Jean Carlos)

Móveis com pneus
Os sofás e pufes são comercializados no valor de R$ 250. A mesa e o porta-garrafa custam R$ 60. Já o minipufe, R$ 70.
Contato: 3286-9054 ou 99251-6057

Serviço:
38ª GrandExpoES – Exposição Estadual Agropecuária
Funcionamento: de quinta a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 19h.
Onde: Parque de Exposições de Carapina, Rodovia do Contorno, s/n, BR 101 – Km 01, Serra
Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).