Economia Solidária: Centro Arte & Café será inaugurado em Cariacica

A economia solidária tem sido um importante meio de inclusão e geração de renda para as comunidades de Cariacica há alguns anos. Mas 2014 promete ser um marco para o setor com a inauguração do Centro de Referência da Economia Solidária Arte & Café. O espaço será aberto nesta terça-feira (19), a partir das 8h.

O Arte & Café reunirá toda a experiência e habilidade dos cariaciquenses que fazem do seu dia-a-dia a vivência da economia solidária, oferecendo comercialização de produtos e  ponto de apoio a quem atua nesta área.

Em exposição, estarão objetos de decoração feitos de palha e do fruto da bananeira, artesanato de conchas, bordados em tecidos, materiais de limpeza e tijolos ecológicos. Tudo isso com um diferencial: os clientes e produtores poderão se sentar para apreciar uma boa xícara de café enquanto conversam.

“O Arte & Café será o primeiro centro público municipal de economia solidária no Espírito Santo. Nosso objetivo é ser uma referência no setor e, para isso, ofereceremos cursos e capacitações aos empreendedores da economia solidária, como a definição de preço dos produtos, por exemplo”, destaca o gerente da Economia Solidária, Rafael Aquiles Coffler.

A Economia Solidária, ao contrário do sistema tradicional, dá ênfase ao ser humano e não ao lucro e ao dinheiro.  É um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Costuma incentivar que os participantes se associem e se pauta na produção que tenta conciliar sustentabilidade ambiental. O setor vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta favorável à inclusão social.

Serviços do Arte & Café
Espaço pedagógico para comercialização de produtos: artesanato, trabalhos manuais, alimentação e produção de cultura.

Troca de saber: o Arte & Café terá um espaço reservado para a realização de oficinas, reuniões e atividades com objetivo de desenvolvimento e promoção da economia solidária. O espaço funcionará como o embrião para comercialização destes produtos.

Balcão de negócios: alguns produtos que não serão expostos, como os blocos para construção civil, também poderão ser negociados por meio de um agente que trabalhará em contato com empresas para venda no atacado.

Espaço da cultura: eventos culturais de pequeno porte, como lançamentos de livros, exposição de fotos e outras obras de arte servirão para promover laços entre a economia solidária e cultura do município.

Reuniões da economia solidária: o espaço servirá de local para os encontros da Rede de Economia Solidária, que hoje é o fórum municipal para o assunto, além de reuniões do Conselho Gestor e do Conselho Municipal. Outros entes e setores ligados a este setor econômico serão contemplados.

Inauguração do Centro de Referência da Economia Solidária Arte & Café
Quando: terça-feira (19), às 8h
Onde: Rua Manoel Joaquim dos Santos, s/n, Itacibá
Mais informações: 3346-6361 (Gerência de Economia Solidária).