Soteco, banana orgânica e agricultura familiar: destaques de Cariacica na GranExpoES 2014

Potencialidades da agricultura familiar e do agroturismo, conscientização ambiental e a cultura do município serão destaques do estande da Prefeitura de Cariacica montado na GranExpoES, 38ª edição. O maior evento de negócio rural do Espírito Santo começa nesta quinta-feira (14) e segue até domingo (17), no Carapina Centro de Eventos. De acordo com os organizadores, mais de 100 mil visitantes são esperados nos quatro dias da feira. "Agroindústria, cultivo de banana orgânica, que é o maior da América Latina, e agricultura familiar são os três grandes pilares da área rural de Cariacica. Um evento como a GranExpo é uma grande oportunidade de se divulgar todo este potencial e trabalho de nossos produtores e criadores, dando uma faceta única na região da Grande Vitória", sintetiza o secretário de Agricultura, Carlos Cesquim.

Quem passar pelo evento verá de perto os produtos orgânicos e caseiros expostos no estande da Prefeitura, todos pertencentes a produtores da agricultura familiar, uma das ênfases do programa de apoio da Secretaria de Agricultura, que dá apoio à feira. O público encontrará biscoitos e pães caseiros, mel, geleias, banana orgânica, produtos derivados da banana, entre outros. Umas das novidades é a apresentação de um prato típico capixaba, própria da zona rural: o soteco. A iguaria, um caldo de banana verde cozida misturado a carnes diversas, será levada pela Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, localizada em Roda D’Água.

Conscientização ambiental
E por falar na Escola, seus representantes demonstrarão várias ações voltadas à sustentabilidade, como a aplicação do processo de compostagem na reciclagem do lixo orgânico, cultivo de hortas medicinais em áreas suspensas e o reaproveitamento de materiais recicláveis.

Também haverá a distribuição de mudas de plantas, exposição de relógios, iluminárias, mesas e cadeiras confeccionadas por artesãos do município com a reutilização de peças de bicicletas, canos de PVC e pneus. As crianças poderão participar da oficina com garrafas pets. As atividades têm como o foco conscientizar quanto à importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

Cultura
Banda de congo, capoeira e teatro são algumas das atrações culturais levadas por Cariacica para a GranExpo. Destaque também para a participação do personagem folclórico da cidade, o João Bananeira, que acompanhará o grupo interagindo com o público. Todas as apresentações são gratuitas.

Na peça teatral “Pássaro de Fogo”, os visitantes conhecerão a lenda cariaciquense que envolve os montes Mochuara, em Cariacica, e Mestre Álvaro, em Serra. Um relato sobre o amor proibido entre dois jovens índios, que tinham a ajuda de uma ave misteriosa para se encontrarem. A trama será encenada pelos alunos da Escola do Campo.

Turismo
Será uma boa oportunidade para o público conhecer os pontos turísticos de Cariacica, por meio da apresentação do vídeo “Cariacica. É Descobrir e Se Apaixonar”. Locais como o Monte Mochuara, a Reserva Biológica de Duas Bocas, o Circuito Terras Altas e o Circuito Monte Mochuara são algumas indicações do vídeo.

A GrandExpoES 2014 é uma organização da Secretaria de Estado de Agricultura (Seag). O estande do município é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), em parceria com as secretarias de Cultura (Semcult), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), de Educação (Seme) e de Meio Ambiente (Semmam) e de Comunicação (Semco).

Programação de Cariacica no palco cultural da GranExpoES

Sexta-feira (15/08)
15h: peça teatral “Pássaro de Fogo” (montagem dos alunos da Escola do Campo)

Sábado (16/08)
16h: bandas de Congo de Roda D'Água e João Bananeira

19h: show com Godô Sambista

Serviço:

38ª GrandExpoES - Exposição Estadual Agropecuária

Funcionamento: de quinta a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 19h.

Onde: Parque de Exposições de Carapina, Rodovia do Contorno, s/n, BR 101 - Km 01, Serra

Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).