Atuação da Guarda de Cariacica em força-tarefa nacional é reconhecida pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal

A atuação da Guarda Municipal de Cariacica na Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) do Espírito Santo tem ganhado projeção nacional. O desempenho da equipe foi reconhecido e elogiado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Polícia Federal, destacando a importância da colaboração entre forças de segurança de diferentes esferas.


A FICCO é um grupo integrado que reúne agentes da segurança pública federal, estadual e municipal em todos os estados do país. O objetivo da força-tarefa é combater organizações e associações criminosas, com foco no tráfico de drogas e armas, furtos, roubos, receptação de cargas e valores, além de crimes como lavagem e ocultação de bens.


No Espírito Santo, os resultados impressionam. A FICCO/ES alcançou a 4ª colocação nacional em valores e bens sequestrados de investigados, somando mais de R$ 13,8 milhões. O grupo também se destacou no cumprimento de mandados: foram 118 de busca e apreensão (6ª colocação nacional), 14 de prisão preventiva (13ª colocação) e 36 de prisão temporária — este último número rendeu ao grupo a 1ª colocação no país.


O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, celebrou o reconhecimento: “É um orgulho ver a Guarda Municipal participando de ações de tamanha relevância e mostrando a força e a competência dos nossos agentes. Cariacica está fazendo história na segurança públca”, comentou.


O secretário municipal de Defesa Social de Cariacica, Claudio Vitor, também comentou o feito: “A integração e o comprometimento da Guarda de Cariacica com a FICCO refletem nosso trabalho sério e estratégico no combate ao crime. Este reconhecimento reforça que estamos no caminho certo”, pontuou.


Além do destaque à atuação da Guarda, o agente Ramon Cansian Sattler também recebeu elogios pelo seu desempenho, feitos pelo delegado regional da Polícia Federal, Arcelino Vieira Damasceno.