Alunos com altas habilidades e superdotação da rede municipal mostram talento e criatividade

Na última quinta-feira (5), o Centro Cultural Frei Civitella foi palco de um espetáculo promovido por estudantes com altas habilidades e superdotação da rede municipal de Cariacica, que brilharam em atividades como apresentações culturais, palestras, maquetes e exposições de telas na "Mostra Raízes". 



Organizada pelo Polo de Atendimento Educacional Especializado e pela Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Talma Sarmento de Miranda, a Mostra teve como tema “Conhecer para valorizar os povos originários”, uma homenagem à cultura indígena do Espírito Santo.

Os estudantes apresentaram danças, poesias e um desfile inspirado nos grafismos indígenas, além de mostrar um trabalho digital que mapeia os povos indígenas de cada região capixaba, por meio do site www.somderaizes.com.br

A aluna Ana Belle Vitória Pereira, de 14 anos, foi um dos destaques do evento.“Eu produzi pinturas, telas, obras de arte e poesias escritas. Geralmente, as minhas poesias são críticas sociais. Na sociedade de hoje, nós vemos muito preconceito, e isso precisa acabar. Através das poesias, a gente tenta passar isso para as pessoas”, disse a estudante.



O professor Filipe Moraes Marques destaca a importância da segunda edição da Mostra Cultural, afirmando que é um evento único e muito importante para os alunos. 


"É a chance que os alunos de altas habilidades e superdotação da Escola Thalma Sarmento de Miranda têm de socializar seus conhecimentos e a produção construída de forma coletiva ou individual, aos familiares ou a comunidade escolar. Com isso, a importância da divulgação do evento faz com que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e contribua para uma transformação crítica e transformadora aos estudantes", diz ele.