Dia D: mais de 1.800 imóveis vistoriados durante ações de combate à dengue
Por Aline Pagotto, postado em 02/12/2024
Fotos Jackeline Gomes
Na última quinta-feira (28), no bairro Porto de Santana, e sexta-feira (29), em Padre Gabriel, as equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram ações intensivas do Dia D de Combate à Dengue. Ao todo, 1.836 imóveis, incluindo residências e estabelecimentos comerciais, foram visitados.
Durante as visitas, foram distribuídos 2.500 folders educativos contendo informações sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os dois bairros foram priorizados com base em pesquisas que apontaram altos índices de casos de dengue. Os agentes aplicaram larvicidas e identificaram possíveis criadouros do mosquito, sendo que a maioria desses focos costuma estar dentro das residências.
Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos reforçaram os trabalhos de limpeza, com recolhimento de entulhos, capina e manutenção de áreas próximas aos canais, visando eliminar criadouros e reduzir os riscos de proliferação do mosquito.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental da Semus, Regina Marta Silva, a ação encontrou desafios: 1.667 imóveis estavam fechados e não puderam ser inspecionados. Ela reforçou a necessidade de colaboração da população:
“Pesquisas mostram que 75% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das residências. Por isso, é fundamental que todos estejam conscientes e atuem para prevenir a dengue. Estamos nos esforçando para conter a situação agora, pois a tendência é de aumento nos casos no próximo ano. É essencial agir desde já para evitar problemas futuros”, alertou a coordenadora.