Dia D de combate à dengue mobiliza Padre Gabriel
Por Aline Pagotto, postado em 29/11/2024
Fotos Jackeline Gomes
Nesta sexta-feira (29), o bairro Padre Gabriel recebeu o mutirão do Dia D de combate à dengue, que contou com a participação de mais de 50 servidores, incluindo agentes de endemias e equipes de limpeza urbana. A iniciativa teve como objetivo mobilizar a comunidade para a importância do enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) visitaram residências para aplicar larvicidas e identificar possíveis criadouros do mosquito, já que o maior foco costuma estar dentro de casa. Além disso, distribuíram folders educativos e ofereceram orientações sobre prevenção.
Os comércios do bairro também foram incluídos na ação, com os agentes levando informações, inspecionando o ambiente em busca de criadouros e aplicando larvicidas, quando necessário. A ação também visou o combate a outras doenças transmitidas pelo mosquito.
Paralelamente, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos reforçaram os trabalhos de limpeza na área, recolhendo entulhos, capinando e realizando a manutenção de áreas próximas aos canais. O objetivo foi eliminar possíveis focos do mosquito e reduzir os riscos de proliferação.
A equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms) da Semus também participou da ação, utilizando uma réplica do mosquito da dengue para explicar o ciclo de vida, formas de transmissão, diagnóstico e combate ao Aedes aegypti.
Moradores aprovaram a iniciativa. Tales dos Santos, 38 anos, destacou a importância do mutirão, especialmente em períodos chuvosos. "Para diminuir o risco de contaminação, ações como essa são essenciais. A cada ano, a dengue fica mais preocupante. O que pudermos fazer para ajudar, precisamos fazer", afirmou.
Daniel Gomes, 63 anos, reforçou a necessidade de prevenção. "Com o mosquito da dengue não se brinca. É muito bom receber ajuda dos fiscais. Eles podem nos ajudar mais do que imaginamos", ressaltou.
A coordenadora de Vigilância Ambiental da Semus, Regina Marta Silva, alertou para a importância do cuidado dentro das residências. "Realizamos ações de combate à dengue durante todo o ano, mas estamos entrando em um período crítico. Os casos refletem, sobretudo, a falta de atenção nas casas", explicou.
A mobilização no Dia D reforçou a mensagem de que, com esforço conjunto entre poder público e comunidade, é possível reduzir os casos de dengue e proteger a saúde de todos.