Dia D de combate à Dengue mobiliza Porto de Santana com ações educativas e preventivas
Por Aline Pagotto, postado em 28/11/2024
Fotos Jackeline Gomes
Com a chegada da temporada de chuvas e calor, aumenta a preocupação com a dengue. Nesta quinta-feira (28), o bairro Porto de Santana recebeu uma ação do Dia D de Combate à Dengue, com diversas ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Cerca de 50 servidores, entre agentes de saúde e de endemias, realizaram visitas domiciliares para atividades educativas, rastreamento de focos e aplicação de larvicidas. Além disso, os agentes visitaram comércios, orientando sobre medidas de prevenção. A mobilização também incluiu o combate a outros transmissores de doenças, como esporotricose, leptospirose e outros agravos.
A moradora Valcira Maria Coelho, 60 anos, destacou a importância da ação: "Eu gosto dessas visitas, pois a gente fica bem orientada. Não deixo acumular nada, troco a água do cachorro todo dia e cuido para não ter foco”, disse.
Já Rosemira Pereira, 58 anos, também aprovou a iniciativa e reforçou que toma todas as medidas necessárias para evitar o mosquito: "Olho o comedouro do cachorro, mantenho o quintal limpo e garrafas viradas para baixo. É perigoso deixar o mosquito se proliferar", destacou.
Fabíola dos Santos Guimarães, coordenadora de agravos e endemias da Semus, ressaltou a importância de abrir as portas para os agentes. "Eles identificam criadouros e possíveis focos que o próprio morador pode não perceber. Recebê-los é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e o aumento dos casos", explicou.
A programação do Dia D contra a Dengue segue nesta sexta-feira (29), a partir das 8h, no bairro Padre Gabriel.