Saúde discute estratégias de combate ao mosquito maruim e ao Aedes aegypti em Roda D'Água
Por Aline Pagotto, postado em 27/11/2024
Fotos Aline Pagotto
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) se reuniram com a comunidade de Roda D'Água, zona rural de Cariacica, para debater medidas para mitigar a presença dos mosquitos maruins, transmissores da febre Oropouche, e do Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Participaram da reunião o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, o secretário Municipal de Saúde, Pedro Ivo Silva, o subsecretário Municipal de Gestão de Saúde, Paulo César Reblin, o subsecretário para Assuntos Administrativos da Semus, Claudio Torezani, o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Nilson Teixeira, representantes da equipe de Vigilância em Saúde e da Agricultura e lideranças comunitárias.
Os servidores ouviram as reivindicações da comunidade, como a presença do carro fumacê na região, e foram informados sobre a orientação do Ministério da Saúde de uso restrito do inseticida para a zona rural.
"A equipe de saúde levará a solicitação ao corpo técnico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e ao Ministério da Saúde sobre a possibilidade de liberação de algum inseticida para contra os mosquitos. Caso tenha respaldo federal, a ação será excelente para Cariacica e para os outros municípios", afirmou o subsecretário de Estado, Orlei Amaral Cardoso.
A população também recebeu orientações sobre o ciclo de vida dos mosquitos, formas de combate, como o plantio de citronela ao redor da residência, uso de repelentes e roupas que protejam o corpo de picadas dos insetos, entre outras medidas para evitar a propagação da dengue e da febre Oropouche. Além disso, foram distribuídos folders educativos com informações sobre os mosquitos, os sintomas, formas de diagnóstico e o tratamento das duas doenças, que aumentam com o alto nível das chuvas.
Após a reunião, uma equipe de saúde formada por médicos e enfermeiros retornará à região para uma grande ação, onde serão realizadas consultas médicas, vacinação, coleta de exames laboratoriais, entre outras coisas. Além disso, será feito um mutirão de limpeza, que contará com a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Para o subsecretário municipal de gestão de saúde, Paulo César Reblin, a reunião gerou mais proximidade com a comunidade. "Foi uma reunião calorosa, em que levamos encaminhamentos importantes da comunidade. Nesse momento, precisamos unir forças e vamos alternativas para conter a proliferação dos mosquitos na região", diz ele.