Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita: UBS oferecem tratamento a gestantes no município

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) representam um grave problema de saúde pública, e a sífilis é uma das mais preocupantes. Neste sábado (19) é celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, que ocorre quando a infecção é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação.


A sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita) e pela amamentação. O teste rápido e o tratamento são oferecidos nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.


A enfermeira da rede de saúde de Cariacica, Maria Aparecida Pereira, explica que o teste rápido para sífilis é recomendado na primeira consulta do pré-natal, no início do primeiro trimestre, no momento do parto e em casos de aborto.“O ideal é que o acompanhamento comece antes da gravidez. Mas, se o resultado for positivo, o tratamento é prescrito por médicos e enfermeiros e iniciado imediatamente”, afirma.


Gestantes diagnosticadas com sífilis são acompanhadas por toda a equipe de saúde até a conclusão do tratamento. Se a paciente faltar às consultas ou não finalizar o tratamento, a equipe da UBS entra em contato, com o apoio dos agentes comunitários de saúde, para garantir que o tratamento seja concluído. 


A sífilis congênita pode causar graves danos ao bebê, incluindo lesões na pele, malformações ósseas, problemas cardíacos, parto prematuro, aborto e até a morte.