Alunos da Emef Stélida Dias participam da exposição “Relatos Continuam” na Biblioteca Pública Municipal

Os alunos do 5º ano da Emef Stélida Dias, localizada em Campo Grande, visitaram, nesta terça-feira (16), a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas e conheceram a exposição “Relatos Continuam” do artista plástico autodidata Luiz Rafael Nunes.

Durante a visita, as crianças conheceram 13 obras entre esculturas e dioramas (estatuetas com cenários), sendo duas com sensores de presença, como uma imagem do Pequeno Príncipe, que acende diante da presença de uma pessoa, e a “Ação e reação do Mundo”, com o globo terrestre giratório.

O artista também apresentou aos alunos e a seus familiares algumas artes que conscientizam sobre a importância de preservar o meio ambiente, além de imagens de povos antigos, personagens de animes, histórias em quadrinhos, entre outras.

Além disso, Nunes apresentou uma obra sobre a menina Araceli feita para a exposição “Não Aceite Doces de Estranhos”, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em maio de 2023. A peça faz uma alusão à história da menina, que foi morta em 1973, e busca promover a conscientização da população acerca do caso.

Para finalizar, Nunes contou um pouco sobre suas experiências, como começou a esculpir, quais os materiais que utiliza para criar as artes e a experiência de ser autodidata. Após a visita, todas elas ganharam botons de super-heróis, animes e séries.

Para a bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Júlive Argentina, a exposição é importante para toda a comunidade. “Percebemos no bate-papo que a maioria das crianças nunca tinha participado de uma exposição de arte. E é importante pata eles, pois a Biblioteca se torna um ambiente além dos livros. Aqui elas podem ver uma exposição de arte, que não deixa de envolver uma leitura. Antes de ser uma escultura, o artista precisou retirar a inspiração de um gibi, de um mangá, entre outras coisas”, conclui.