Diretores das escolas de Cariacica participam de formação sobre educação antirracista

Nesta terça-feira (26), diretores e vice-diretores das mais de 120 escolas da rede iniciaram as atividades sobre a cultura antirracista nas unidades de ensino. O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), faz parte do processo de formação dos profissionais da educação de Cariacica.

A abertura da formação foi realizada pela secretária da pasta Luzian Belisario, que destacou a importância do tema. “Nossa intenção é preparar nossos diretores para lidar com situações de racismo no ambiente escolar. Portanto, a formação desses profissionais é essencial para promovermos ambientes mais justos e acolhedores para todos os alunos”, destacou.

A formação foi conduzida por Sueli Nunes, mestra em Ciências da Educação e professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do Cabo de Santo Agostinho. “Promover o debate é necessário para sensibilizar para o letramento racial como elemento estruturado na prática da educação antirracista”, explicou.

Os diretores e vice-diretores também participaram da palestra "Um bom/a docente todos os dias em todas as salas de aula: qual é o papel dos/as gestores/as neste desafio?", ministrada pela doutora em Educação pela PUC-SP Claudia Zuppini Dalcorso.

A programação da formação conta, ainda, com dinâmicas e oficinas que serão desenvolvidas até esta quarta (27).