Festa da Penha 2024: Nossa Senhora Iluminada chega pela primeira vez em Cariacica

Cariacica recebe pela primeira vez a imagem de Nossa Senhora Iluminada, uma homenagem à padroeira do Espírito Santo e que marca as comemorações da Festa da Penha 2024. A estrutura, que possui 17 metros de altura, já começou a ser montada no mirante da Nova Orla de Cariacica, em Porto de Santana.


O acendimento da imagem da santa está marcado para o próximo dia 30 de março, Sábado de Aleluia e véspera do início oficial da Festa da Penha, que acontece entre os dias 31 de março e 8 de abril. O evento  começa às 19 horas e terá também apresentação das bandas de congo de Cariacica e show com a banda Pele Morena.


A imagem da Nossa Senhora Iluminada terá mais de 100 mil lâmpadas representando os romeiros em procissão de fé que tomam conta das homenagens à Mãe das Alegrias, uma inspiração associada ao tema da 454ª edição do evento: “Ó Vem Conosco, Vem Caminhar”.


“Cada romeiro leva consigo um sonho, uma chama de amor pelos seus irmãos, pela fé em Jesus e em Maria. Nada mais justo do que homenageá-los, ao mesmo tempo que rogamos que Nossa Senhora das Alegrias caminhe conosco, nos mostrando a direção e espalhando sua doçura de mãe”, destaca o guardião do Convento da Penha, frei Djalmo Fuck.


A estrutura é projetada pelo artista Mario Gallerani. A imagem de luz costuma atrair visitantes por sua beleza e representatividade da fé e devoção dos capixabas.


A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha. Além de Cariacica, Serra e Vila Velha também receberão as estruturas.


Com informações da assessoria de Comunicação da Festa da Penha 2024


Nossa Senhora Iluminada


Data: 30 de março
Horário: A partir das 19 horas
Local: Nova Orla de Cariacica, em Porto de Santana (em frente ao Restaurante Maré)
Atrações: Apresentações de bandas de Congo de Cariacica e show com a banda Pele Morena