Força-tarefa contra a dengue realizou visitas nas casas de Jardim Campo Grande

O bairro Jardim Campo Grande recebeu, neste sábado (23), uma força-tarefa que realizou o Dia D de combate à dengue, envolvendo mais de 150 profissionais.


Participaram do mutirão agentes de endemias e comunitários de saúde, equipe de limpeza, equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), militares do Corpo de Bombeiros, entre outros. No mesmo local aconteceu o Cariacica + Perto de Você, que levou diversos serviços de cidadania para os moradores.


Durante a mobilização de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, foram realizadas visita às residências e estabelecimentos comerciais para identificação de criadouros do mosquito, aplicação de larvicida, orientação à população, entre outros serviços.



“Nosso objetivo é reduzir cada vez mais os casos de dengue, evitando a procura nas unidades de saúde e prontos atendimentos. É importante que o morador permita a entrada dos agentes de combate às endemias”, destacou o secretário de Saúde César Colnago.



“A intenção dos mutirões que estão sendo realizados em todo o Estado é frear o aumento dos casos de dengue. Unimos forças com o Corpo de Bombeiros para intensificar ainda mais o combate à doença”, disse Orlei Amaral Cardoso, subsecretário de Estado da Saúde.


Preocupação



José Domingos de Araújo Silva, 58, motorista, mora em Jardim Campo Grande há 25 anos. Ele já teve casos de dengue na família e não abre mão do cuidado de prevenção. “Procuro sempre manter a caixa d’água limpa e bem tampada, a piscina coberta, as garrafas de boca para baixo. A dengue é uma doença muito séria e não podemos descuidar dela”, detalhou.


Importância



Maria José Quirino, 67 anos, é aposentada e destacou a importância da entrada dos agentes de combate às endemias nas residências e comércios. “A gente precisa deixar os agentes entrarem em nossas casas, pois são eles que irão reforçar o cuidado que a gente precisa ter no dia a dia, que é não deixar água parada, colocar areia nos vasos de planta, entre outros cuidados”, disse a moradora de Jardim Campo Grande há mais de 30 anos.


O Dia D de Mobilização contra a Dengue é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Serviços, Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros.