Dia do Artesão: material reaproveitado vira obra de arte pelas mãos de artesãos de Cariacica

Um dos ofícios mais antigos do mundo, o artesanato é uma forma de arte para a sociedade. Esculpindo, modelando, tecendo com as mãos, seja como for, o artesão dá vida aos mais variados itens. Pela relevância, a arte ganhou até uma data para ser celebrada: 19 de março.


Em Cariacica, os artesãos possuem sua própria associação, a Associação de Produtores de Artesanato de Cariacica (Aproac). Ao todo, os 10 artesãos produzem vários produtos a partir do reaproveitamento de materiais.


O secretário de Cultura e Turismo de Cariacica, Paulo Roberto de Oliveira, dataca a importância do ofício e dos profissionais que trabalham na área. "O artesão é uma referência de arte e cultura para todos nós, se entregam com dedicação em cada detalhes , além de ser uma potência financeira para nosso país".



O presidente da Aproac, Vilson Barboza, produz arte a partir de uma matéria-prima um pouco esquecida. “Reaproveito material jogado no lixo. Uso catraca de moto, corrente de bicicleta e materiais que quase já são esquecidos, como relógios, esculturas, entre outras coisas”, diz.


Barboza destaca que existem artesãos que utilizam madeira ou tecido. “Temos de tudo. Esses profissionais fazem mosaico em quadros de madeira, bolsas, bonecos de metal, entre outros. Temos artesã que usa a palha de bananeira para fazer grandes balaios e bonecos representando a cultura africana”, afirma.



Para ele, ser artesão é reviver a vida. “É usar a imaginação ao olhar para uma peça e transformá-la em uma coisa útil. Significa muito para mim, pois faço aquilo que gosto, que é transformar o lixo em luxo”, conta.


A design de moda e artesã Delsiane da Paixão confecciona bolsas diversas, reciclando retalhos. Ela faz a aplicação de flores e flores de crochê, além de também fazer roupas infantis com sobras de tecidos.


"É gratificante ver alguém utilizando algo que eu produzi. É um grande prazer transformar o que seria um amontoado de lixo em peças úteis e chiques. O artesanato também tem função terapêutica e ainda complementa a renda”, conclui Delsiane.