Dia Mundial da Obesidade: Nova Orla de Cariacica recebe ação com serviços de saúde neste domingo (3)

Para alertar a população sobre os riscos da obesidade, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove, no próximo domingo (3), a partir das 7 horas, evento para marcar o Dia Mundial da Obesidade, no mirante da Nova Orla de Cariacica. A ação conta com o apoio da Faculdade Multivix.

O Dia Mundial da Obesidade é nesta segunda-feira (4). Durante a atividade, serão ofertados diferentes serviços de saúde, como a coleta de dados nutricionais (marcadores de consumo alimentar, peso e altura), aferição da pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, alongamento e abordagem educativa.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde Vanessa Alves Crispim explica que a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que precisam ser enfrentados pela sociedade e poder público. “Queremos chamar a atenção para os riscos da doença e alertar a população sobre a importância da mudança de hábitos alimentares e de atividade física. A Nova Orla de Cariacica é um grande exemplo dos avanços do município para o enfrentamento da obesidade, pois é um novo espaço de promoção de qualidade de vida", afirmou.

Em Cariacica, a prevalência da obesidade em adultos supera os 70% (dados do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional). De acordo com a Semus, os profissionais da rede de atenção primária estão passando por um processo de educação permanente e continuada, com o envolvimento de todas as categorias profissionais, visando o melhor acolhimento e acompanhamento do usuário com obesidade.

Além das equipes da Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família, o município conta com profissionais das equipes multiprofissionais, como os nutricionistas, presentes em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), realizando consultas individuais e coletivas e desenvolvendo atividades como abordagens educativas, oficinas culinárias e cultivo de hortas terapêuticas.

Para iniciar o acompanhamento, basta o usuário procurar a sua equipe de saúde, na unidade básica de referência, e ele será acolhido. Passará por uma avaliação e receberá os devidos encaminhamentos para a continuidade do cuidado dentro da atenção primária.

Além do acompanhamento da pessoa com obesidade, as equipes têm investido em ações de promoção de saúde, como o incentivo ao aleitamento materno, a prática da introdução alimentar adequada e saudável, as práticas corporais, bem como a intensificação das ações do Programa Saúde nas Escolas (PSE) e Crescer Saudável, como forma de prevenir e tratar a obesidade infantil a partir de intervenções nas escolas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Dia Mundial da Obesidade

Quando: domingo (3)

Onde: mirante da Nova Orla de Cariacica

Horário: a partir das 7 horas