Cariacica promove inclusão escolar com fortalecimento da educação especial

Com um olhar voltado para a inclusão escolar, a Secretaria de Educação de Cariacica tem intensificado o trabalho na área da educação especial para garantir a igualdade de oportunidades aos estudantes deste público da rede municipal de ensino. Atualmente, 2.959 alunos da educação especial estão matriculados nas escolas municipais.


As equipes da educação especial são formadas por profissionais especializados como professores especialistas, intérpretes de Libras e profissionais de apoio escolar como cuidadores escolares, assistentes e estagiários. Os profissionais atuam em todas as unidades de ensino da rede, no turno regular. O atendimento é voltado para estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno Global do Desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.


No contraturno também é ofertado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com um professor especialista realizando o atendimento na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). O AEE tem como função complementar e/ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para a sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.


“Os alunos da educação especial também recebem atendimento individualizado diretamente nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o objetivo de dar o máximo de autonomia possível a eles”, explica a secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario.


Para o ano letivo de 2024, a rede municipal de ensino conta com professores de educação especial, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e assistentes educacionais. Para os alunos com deficiências severas ou sem autonomia que necessitam de cuidados na parte da higienização, locomoção e alimentação são disponibilizados assistentes educacionais e estagiários. E estão em curso novas contratações de professores de educação especial, assistentes educacionais e estagiários.


A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.