Grupo de teatro de combate à dengue faz sucesso nas escolas de Cariacica

Um pequeno mosquito pode causar um grande problema à saúde de todos. Essa é a mensagem que o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus), leva com criatividade e muita animação para os alunos das escolas do município.


De forma lúdica e divertida, o Grupo Arte & Cia utiliza uma trama envolvente para ensinar às crianças como eliminar criadouros do mosquito. Elas, por sua vez, recebem a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos junto aos familiares, amigos e vizinhos.  

E elas amam. A referência técnica do Pesms, Dulcinéia Aparecida Campos, destaca a importância do trabalho. “As músicas e falas dos personagens fixam na memória, e as crianças são nossos multiplicadores da informação. Elas participam ativamente e ficam entretidas com a história”, destacou.

Nos eventos com as famílias, os pais também recebem orientações para evitar que o mosquito se desenvolva e prolifere. São apresentadas formas de combate ao agente transmissor da doença, como virar as garrafas de cabeça para baixo, colocar terra nos vasos de planta, eliminar a água parada dos pneus, limpar a caixa d'água, descartar adequadamente o lixo, entre outros cuidados.

Dulcineia reforça que as ações nas escolas estão agendadas até junho. “Além de Cariacica, outros municípios têm solicitado a ação do teatro nas escolas. Como o número de casos de dengue tem aumentado nos últimos tempos, acredito que vamos ter muito trabalho para o ano todo”, afirmou a referência técnica do Pesms.  

Sobre o programa

Desde 2023, o Pesms contempla as escolas do município com apresentação teatral por meio da peça “O Diagnóstico”, que trata de temas como dengue, zika e chikungunya. O grupo aborda também cuidados que se deve ter com a leptospirose, peste bubônica, raiva animal e também a importância do descarte adequado do lixo.


A apresentação teatral conta com diversos personagens, como ratos, cachorros e mosquito da dengue, fala da importância de cuidar do ambiente e da limpeza da cidade para que esses animais não transmitam doenças, como a leptospirose, a raiva e a dengue.


O Pesms também realiza abordagens educativas com distribuição de material informativo aos munícipes, juntamente com a apresentação da réplica do mosquito Aedes aegypti.