Hiperdia: programa incentiva prevenção da hipertensão arterial e diabetes

Você sabia que a Prefeitura de Cariacica possui um programa que visa a prevenção da hipertensão arterial e diabetes? Esse programa se chama Hiperdia, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A porta de entrada para os pacientes são sempre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Hiperdia compreende ações de educação em saúde.

“O programa oferece palestras e grupos de pacientes hipertensos e ou diabéticos. O paciente diabético dependente de insulina recebe da UBS de sua referência os insumos necessários para acompanhar sua glicemia capilar no domicílio”, disse o secretário de Saúde César Colnago.

São fornecidas também, pelas UBS, as insulinas NPH e Regular nas apresentações de caneta ou frascos. Além de hipoglicemiantes orais e medicações para controle da Pressão Arterial.

Além de acompanhamento dos portadores dessas doenças, realizado pelos médicos e enfermeiros, o Hiperdia busca prevenir consequências causadas pela descompensação dos valores glicêmicos e da Pressão arterial, tais como AVC, cetoacidose diabética, amputação de membros, insuficiência renal, dentre outras comorbidades.