Você pode ajudar: Secretaria de Assistência Social faz campanha de doação do imposto de renda para os fundos da criança e idosos

Doar algo é sempre um gesto de amor e de humanidade. A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Cariacica iniciou campanha para transferência de parte do imposto de renda para os fundos da criança e da pessoa idosa.  


A Semas esclarece que a iniciativa da doação a ser concretizada por meio de transferências e deduções do Imposto de Renda não altera de nenhuma forma os recursos da restituição a que o doador tem direito. É que o recurso transferido é deduzido do valor cobrado no imposto.  


Para realizar a transferência, o doador deve acessar o programa da Receita Federal e clicar no ícone doações na declaração. Depois disso, é só clicar novamente nas abas da "criança e adolescente" ou "de idosos" para que a operação seja confirmada.    


A transferência pode ser feita de forma direta ou por meio de um depósito de determinada quantia, até 6% do imposto devido, a ser deduzido do imposto de renda, na conta do Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso (Fumapi) ou do Fundo da Infância e da Adolescência (FMIA).  


“O objetivo principal da campanha é o de estimular as pessoas a doarem recursos por meio da transferência de parte do imposto de renda e fortalecer, com isso, os programas destinados aos fundos da criança e adolescentes e da pessoa idosa”, destacou a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lírio.  


Podem colaborar pessoas físicas que usam o formulário completo do imporsto de renda ou então pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real com até 1% do imposto devido. O valor da transferência feita diretamente ao fundo no ato da declaração pode ser 3% ou 6%.  


Serviço  


- Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso (Fumapi)


Conta: 27349273, Banco Banestes, Agência 105 CNPJ: 26.743.293/0001-90    



- Fundo Municipal da Infância e da Adolescência (FMIA)


Conta: 23.796-147, Banco Banestes, Agência: 105 CNPJ: 18.901.079/0001-97