Chuvas: Defesa Civil está de prontidão para atender moradores

A Defesa Civil de Cariacica está de prontidão para atender a população e suas equipes estão monitorando as áreas de risco. Se houver alguma emergência em função das chuvas, os moradores podem acionar o órgão pelos telefones 199 e (27) 98831-6000, que é o número do plantão. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

O órgão orienta que os munícipes orientem trincas em portas, paredes e janelas, movimentações no solo, postes e árvores inclinadas, entre outras recomendações. Em caso de maior emergência, a Defesa Civil orienta que saia de casa ou se encaminhe para as residências de parentes ou conhecidos.

Nupdecs

Se necessário, também podem ser acionados os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), que têm por objetivo organizar e preparar a comunidade local para auxiliar a Defesa Civil Municipal na pronta resposta aos desastres, além de promover a participação da população, estimulando uma nova cultura voltada à prevenção de riscos.

Limpeza

A Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) trabalha constantemente na limpeza de rios, canais, bocas de lobo e de toda a rede de drenagem do município. Diante disso, a Semserv pede a colaboração da população para não jogar lixo ou entulho nessas áreas, para preservar o meio ambiente e evitar outros tipos de transtornos.