Janeiro Branco: Cariacica preparada para cuidar da saúde mental da população

O início do ano também é momento de cuidar das emoções. Pensando nisso, em todo o país acontece a campanha Janeiro Branco que é dedicada para a saúde mental da população. A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) está equipada com seis equipes psicossociais (psicólogo e assistente social) que atuam no âmbito da atenção básica e uma equipe psicossocial exclusiva para atendimento de usuários de álcool e outras drogas.

"A porta de entrada para estes serviços é a Unidade Básica de Saúde. Após o atendimento, o munícipe que apresentar necessidade de tratamento psicossocial é encaminhado aos serviços", afirmou o secretário de Saúde César Colnago.

Além disso, estão localizados no município dois Centro de Atenção Psicossocial do tipo II, que fazem atendimento de usuários com transtorno mental (CAPS II); um Hospital para urgências psiquiátricas (HEAC); 10 residências terapêuticas (RTs) sendo estes todos de gestão estadual que atendem a população de Cariacica, e um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS I), este de gestão municipal.