Secretaria de Saúde faz homenagem a instituições de ensino parceiras do município

A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) entregou certificados de agradecimento para as instituições cujos alunos fizeram aulas práticas em equipamentos de atendimento à população e em ações no município. O evento aconteceu nesta quarta-feira (6) durante a última reunião do Comitê Gestor Local de Integração Ensino e Serviço da Semus, que aconteceu na Faculdade Multivix em São Geraldo, Cariacica.

O comitê é composto por representantes de todas as instituições de ensino envolvidas, preceptores, além de docentes, trabalhadores da assistência e da gestão da Semus e representantes do Conselho Municipal de Saúde. É uma instância que debate e dá providências para que todas as ações resultem no melhor atendimento ao usuário dos estabelecimentos de saúde.

A parceria é importante para o Sistema Único de Saúde (SUS) no município. “Dentro desse processo educacional, é indispensável que os profissionais se integrem. E essa interação beneficia cada vez mais os nossos munícipes”, explicou o secretário de Saúde César Colnago.

Já Nádia Alencar, técnica do Núcleo em Educação Permanente em Saúde da Semus destacou a grande importância dessa interação. “Essa parceria é uma troca. Formamos novos profissionais para trabalhar no SUS ou qualquer instituição de saúde. Em contrapartida, eles nos auxiliam no município nos atendimentos, nos trabalhos que nós desenvolvemos na área da saúde”.

“O nosso curso de Odontologia preza muito em fazer com que o aluno esteja inserido dentro do serviço de forma real, conhecendo na prática como é o trabalho no SUS”, ressaltou Danielle Garioli, professora de Odontologia e supervisora da Faesa.

Instituições parceiras

As instituições parceiras da Secretaria Municipal de Saúde são Faculdade Multivix, Centro Universitário Salesiano, Universidade Vila Velha, Centro Universitário Faesa, Escola Grau Técnico e Grupo Afya.