Cariacica vai abrir 4 mil novas vagas em escolas para o ano letivo 2024

A Secretaria Municipal de Educação de Cariacica está reorganizando sua rede de ensino para o ano letivo de 2024. Uma das principais medidas é a expansão de novas vagas ofertadas: 4 mil para o ensino fundamental, sendo 2,5 mil para tempo parcial e 1,5 mil para tempo integral. Além de promover uma ampliação significativa no número de vagas em escolas o objetivo é garantir mais qualidade na educação oferecida na cidade.

A rede de Cariacica ganha também quatro escolas estratégicas, que serão municipalizadas para melhorar ainda mais o fluxo escolar. Os estudantes de outras seis unidades serão direcionados para outras escolas proporcionando a melhoria no atendimento. As escolas que receberão esses alunos contam com uma infraestrutura totalmente adequada, seguindo rigorosamente as legislações vigentes, que determinam 25 alunos por sala nos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental e 30 alunos por sala nos 4º e 5º anos do ensino fundamental.

NOVA ESCOLA NILTON GOMES

Outra grande novidade anunciada é a construção do novo prédio da EMEF Nilton Gomes, que funciona no bairro Cruzeiro do Sul. Alunos e professores serão direcionados para outras unidades próximas.

O município foi contemplado pelo edital nº 002/2022 com recursos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes).

“A EMEF Nilton Gomes atual será demolida e no mesmo terreno será construída uma nova escola com espaços adequados, para aulas de Educação Física e prática de esportes, com ambientação e climatização adequados, dentro dos padrões necessários para o atendimento da demanda de alunos de 1º a 9º anos do ensino fundamental. É uma obra aguardada há muitos anos por toda a comunidade escolar e que será realizada a partir de 2024, assim que concluirmos o processo de licitação será dada ordem de serviço para início das obras”, ressaltou a secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario.

MATRIZ CURRICULAR

Outras medidas importantes são as aulas de aprofundamento da aprendizagem para alunos do ensino fundamental I nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; concurso de remoção para professores da rede; processo seletivo interno para professores efetivos para tempo integral e processo seletivo para professores em Designação Temporária para tempo parcial e tempo integral.

“Com essa nova reorganização da rede de ensino de Cariacica todos os direitos de alunos e profissionais de educação estão garantidos. Reforçamos nosso compromisso primordial em oferecer uma educação de qualidade para nossos mais de 50 mil alunos”, finalizou a secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario.