Prefeitura de Cariacica aplica fumacê para preparar cemitérios para o Dia de Finados

Já está quase tudo pronto para receber as pessoas que vão visitar as sepulturas de seus parentes e amigos nos oito cemitérios de Cariacica. A Secretaria de Serviços (Semserv) está finalizando os últimos detalhes e a Secretaria de Saúde fez aplicação de fumacê, a fim de eliminar os insetos dos espaços entre as sepulturas.


São esperadas cerca de 10 mil pessoas neste feriado de Finados, quinta-feira (2), das 7h às 17 horas, nos oito cemitérios de Cariacica, onde a Semserv vai distribuir rosas para os primeiros familiares que forem prestar homenagens às pessoas que estão sepultadas nesses locais.


“Nesta quarta-feira (1º) estará tudo pronto para receber com dignidade as pessoas que têm parentes e amigos enterrados nos cemitérios municipais de Cariacica”, disse Marcos Aranda, secretário de Serviços.


Entre as ações da secretaria, haverá funcionários da Semserv identificados em cada um dos cemitérios a fim de dar informações e ajudar na visitação, tanto na localização dos túmulos e na condução até os jazigos. A coordenação de Necrópole também vai funcionar, das 8h às 18 horas.


Manutenção constante


As intervenções nos oito cemitérios vêm acontecendo desde o início da gestão e inclui vários ítens, como a construção de ossários, nichos (espécie de caixas para depositar restos mortais). Nos cemitérios de Oriente e São João Batista, os pisos da área interna foram concretados.


No cemitério de Nova Rosa da Penha, a construção do ossário está concluída. Já no cemitério Santo Amaro, em Novo Brasil, a Semserv também melhorou os acessos, fazendo calçamento da rua e calçada cidadã, construção de muro, colocação de novo portão e também de rampa de acessibilidade.




Iluminação


Para a manutenção dos cemitérios, as equipes da Semserv também realizaram reparos na iluminação dos cemitérios, com a instalação de braços de luminárias e luminárias de LED. Os cemitérios de Cariacica recebem limpeza e manutenção constantes. E para Finados o trabalho de limpeza e capina foi intensificado.


Em sete dos oito cemitérios de Cariacica receberam reformas na parte estrutural. Os espaços reservados para os coveiros também foram humanizados, com frigobar, microondas, cafeteira e armários a fim de melhorar as condições de trabalho, tudo dentro das condições sanitárias estabelecidas pela norma NR24.
As administrações dos cemitérios também estão todas sendo informatizadas.


Confira a lista de cemitérios públicos de Cariacica:



  • Santo Agostinho, Rua Santo Agostinho, s/nº, Bairro Aparecida

  • São Jorge, Rua Projetada, s/nº, Oriente

  • São Pedro, Rua Telefônica, s/nº, Cruzeiro do Sul

  • São José, Rua Demóstenes Nunes Vieira, s/nº, Alto Lage

  • Jardim da Saudade, Rodovia BR-101 (Contorno), Nova Rosa da Penha

  • São João Batista, Rua Florentino Avidos, s/nº, Cariacica-Sede

  • Santo Amaro, Rua Goiás, s/nº, Novo Brasil

  • Padre Mathias, Rodovia BR-101 (Contorno), 3255, Nova Rosa da Penha