Semserv vai distribuir rosas para os visitantes de cemitérios no Dia de Finados. 10 mil pessoas são esperadas

Já está tudo pronto para receber até 10 mil pessoas neste feriado de Finados, quinta-feira (2), das 7h às 17 horas, nos oito cemitérios de Cariacica. Os espaços foram preparados pela Secretaria de Serviços (Semserv) que também vai distribuir rosas para quem for prestar homenagens às pessoas que estão sepultadas nesses locais.


Para dar mais conforto para os visitantes, haverá funcionários da Semserv identificados em cada um dos cemitérios a fim de dar informações e ajudar na visitação, tanto na localização dos túmulos e na condução até os jazigos.


“Nossas ações são um gesto de carinho e respeito às pessoas que têm parentes e amigos enterrados nos cemitérios municipais de Cariacica”, disse Marcos Aranda, secretário de Serviços, ressaltando ainda que a coordenação de Necrópole também vai funcionar, das 7h às 17 horas.


Manutenção constante


Marcos Aranda explica que as intervenções nos oito cemitérios vêm acontecendo desde o início da gestão e inclui vários ítens, como a construção de ossários, nichos (espécie de caixas para depositar restos mortais). Nos cemitérios de Oriente e São João Batista, os pisos da área interna foram concretados.


No cemitério de Nova Rosa da Penha, a construção do ossário está concluída. Já no cemitério Santo Amaro, em Novo Brasil, a Semserv também melhorou os acessos, fazendo calçamento da rua e calçada cidadã, construção de muro, colocação de novo portão e também de rampa de acessibilidade.



Iluminação


Para a manutenção dos cemitérios, as equipes da Semserv também realizaram reparos na iluminação dos cemitérios, com a instalação de braços de luminárias e luminárias de LED.Os cemitérios de Cariacica recebem limpeza e manutenção constantes. E para Finados o trabalho de limpeza e capina já está sendo reforçado, e já tudo está pronto para receber os visitantes.



Em sete dos oito cemitérios de Cariacica receberam reformas na parte estrutural. Os espaços reservados para os coveiros também foram humanizados, com frigobar, microondas, cafeteira e armários a fim de melhorar as condições de trabalho, tudo dentro das condições sanitárias estabelecidas pela norma NR24.


"Também fazemos entregas constantes de material de EPI. A gente não trabalha pensando somente em Finados, a gente trabalha de forma constante cuidando de todos os nossos cemitérios", ressaltou o secretário Aranda.


As administrações dos cemitérios também estão todas sendo informatizadas.


Confira a lista de cemitérios públicos de Cariacica:



  • Santo Agostinho, Rua Santo Agostinho, s/nº, Bairro Aparecida

  • São Jorge, Rua Projetada, s/nº, Oriente

  • São Pedro, Rua Telefônica, s/nº, Cruzeiro do Sul

  • São José, Rua Demóstenes Nunes Vieira, s/nº, Alto Lage

  • Jardim da Saudade, Rodovia BR-101 (Contorno), Nova Rosa da Penha

  • São João Batista, Rua Florentino Avidos, s/nº, Cariacica-Sede

  • Santo Amaro, Rua Goiás, s/nº, Novo Brasil

  • Padre Mathias, Rodovia BR-101 (Contorno), 3255, Nova Rosa da Penha