Setembro Amarelo: ações educativas sobre valorização da vida serão realizadas nas unidades de saúde até o fim do mês


Este mês é realizado o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Até o próximo dia 28 a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai entregar aos pacientes das unidades de saúde folhetos alusivos à campanha, além de realizar orientações referentes à valorização da vida.


As ações também serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Geraldo, Valparaíso, Santa Luzia, Sotelândia, Porto de Santana e Mucuri.


Confira a programação


UBS São Geraldo
Segunda (18)
Entrega de panfletos alusivos à campanha e orientações em geral


UBS Valparaíso
Segunda (18), às 9h30
Roda de conversa sobre o tema "Saúde Mental" com enfermeira e terapeuta ocupacional


UBS Porto de Santana
Quinta (28), às 8 horas
Palestra e orientação com os médicos da UBS


Igreja Católica de Santa Luzia (ao lado da UBS)
Terça (26), às 9 horas
Palestra sobre o tema Saúde Mental com psicólogo e assistente social


UBS Mucuri
Quinta (28) - manhã e tarde
Manhã: palestra para idosos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, pesagem e informações sobre os serviços de saúde
Tarde: palestra com assistente social, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, pesagem e informações sobre os serviços de saúde


Campanha
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com a finalidade de que países adotem estratégias de enfrentamento. O amarelo foi a cor escolhida para representar essa campanha. No Brasil a campanha acontece desde 2014, realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e visa a reduzir os índices de suicídio no País. O tema nacional da campanha neste ano é “Se precisar, peça ajuda!”.