Conferência de Segurança Alimentar leva sociedade civil a participar de discussões sobre erradicação da fome

Nesta quinta-feira (24) foi realizada a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cariacica. O evento, que teve como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, foi realizado na Primeira Igreja Batista de Campo Grande. O prefeito Euclério Sampaio marcou presença.

Participaram também a secretária de Assistência Social Danyelle Lirio; o secretário de Agricultura e Pesca Nilson Basílio e o deputado estadual Danilo Bahiense. "É de fundamental importância discutir este tema em Cariacica. Todo mundo precisa de comida no prato e, se depender de nossa gestão, nosso povo sempre terá", afirmou o prefeito Euclério Sampaio.

A secretária de Assistência Social Danyelle Lirio destacou a importância da parceria com o homem do campo. "O conselho é um espaço onde a população se reúne e tem voz, principalmente na política da segurança alimentar, em parceria com a agropecuária e agricultores locais para ampliar e diversificar a alimentação".

"A importância da Conferência Municipal de Segurança Alimentar é proporcionar um espaço com a participação da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer os compromissos políticos com a democracia e erradicação da fome, e com o direito humano à alimentação adequada", completou o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseas) Fábio Mendes.

A conferência trouxe três eixos temáticos: “Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional”, “Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada” e “Democracia e participação social”.

O evento foi realizado em uma parceria do Comseas, da Prefeitura de Cariacica e também da Casa dos Conselhos de Direitos de Cariacica.

O que faz o Conselho Municipal?

Elabora diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, em sintonia com as diretrizes traçadas pelos conselhos estadual e nacional e com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; orienta a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades; e articula a participação da sociedade civil.