Mais pediatras começam a atender nas Unidades de Saúde de Cariacica

O atendimento pediátrico da rede básica de Cariacica ganhou o reforço de 14 médicos. Os profissionais começaram a atuar nas unidades de saúde de Cariacica a partir desta segunda-feira (31). Além dos pediatras, 23 clínicos gerais também foram integrados à rede da atenção básica municipal.

Os profissionais que reforçaram o corpo clínico da rede municipal de saúde estão sendo distribuídos entre as unidades de saúde conforme a necessidade. “Nosso objetivo é fortalecer a atenção básica de Cariacica e ampliar o número de consultas”, explicou o secretário de Saúde César Colnago.

A dona de casa Marcela Soriano da Silva de Jesus, 31 anos, moradora do bairro Jardim Aparecida, aproveitou a ampliação dos atendimentos e levou os seus quatro filhos - o pequeno Ruan de 1 ano e meio, o Gabriel de 3 anos, o Braian com 7 anos, e o mais velho, o Nycollas, com 11 anos - no pediatra na UBS de Porto de Santana.

“Foi ótimo. Nunca vi um atendimento tão minucioso como o de hoje. A pediatra examinou direitinho cada um dos meus filhos. Depois, fez todos os encaminhamentos necessários”, destacou Marcela de Jesus.

Unidades de Saúde no final de semana

Desde o último final semana, três unidades de saúde da rede básica de Cariacica passaram a funcionar também durante os finais de semana. Além dos atendimentos realizados de segunda a sexta-feira, as Unidades de Saúde de Flexal II, Nova Rosa da Penha e Morada de Santa Fé funcionarão durante os sábados e domingos das 7h às 16 horas.

A ampliação nos dias de atendimento nas UBS's foi adotada após a rede básica de saúde de Cariacica ganhar o reforço de 37 médicos, sendo 23 clínicos gerais e 14 pediatras. Com a medida, a estimativa da Secretaria de Saúde é ofertar cerca de oito mil consultas a mais por mês para a população de Cariacica.

Durante o funcionamento nos finais de semana, as unidades vão oferecer consultas médicas com clínico geral, atendimento de enfermagem, aferição de pressão arterial, entre outros serviços ofertados em uma unidade básica de saúde.