Conselheiros do Fundeb participam de formação no Ifes de Cariacica

Os integrantes do Conselho Municipal do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) participaram na terça-feira (6) da primeira formação para conselheiros do Conselho Municipal do Novo Fundeb de Cariacica (Comfuc) - Gestão 2023/2026.

A formação, realizada no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tem o objetivo de ampliar o conhecimento na aplicabilidade do tema para a educação no município de Cariacica e contou com a palestra “Conselho de Acompanhamento e Acompanhamento Social (Cacs) do Fundeb: espaço de atuação e participação social democrática”, ministrada pelo professor doutor Rodrigo Ferreira Rodrigues.

“Nesta formação destacamos a função do conselho, evidenciando seu papel na aplicabilidade do Fundeb”, explicou Rodrigo.

A secretária de Educação Luzian Belisario destaca importância do conselho e do Fundeb para o desenvolvimento da educação de Cariacica. “O Fundeb é fundamental para educação porque representa maiores investimentos na educação pública”, pontua.

Conselho

O Conselho Municipal do Novo Fundeb de Cariacica (Comfuc) é um órgão de deliberação coletiva, de natureza participativa e representativa, organizado na forma de colegiado e tem por finalidade proceder ao acompanhamento e ao controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Cacs/Fundeb com organização, assessoramento e ação independentes e em harmonia com os órgãos da administração pública municipal de Cariacica.

O Comfuc é formado por membros representantes de vários segmentos do poder executivo, como também da sociedade civil, totalizando 28 conselheiros.