Dia Mundial sem Tabaco: Secretaria de Saúde oferece programa para quem quer parar de fumar

Nesta quarta-feira (31) é o Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. E quem quer largar o vício do cigarro conta com um programa antitabagismo ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O Programa Municipal de Apoio à Pessoa Tabagista funciona em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Jardim América, Santa Fé, Jardim Botânico e Nova Canaã, Flexal 2. No segundo semestre deste ano Campo Verde e Bela Aurora também passarão a ofertar o serviço.

A pessoa que quer parar de fumar deve fazer a inscrição na unidade que oferece o programa. O usuário já sai da inscrição com data de avaliação agendada. Após as quatro sessões, quem conseguiu parar de fumar começa a participar de sessões quinzenais e pode ser acompanhado por até um ano para evitar recaídas. E quem não conseguiu parar pode passar por novo acolhimento e reiniciar o programa, que tem foco na mudança de hábitos.

Programação

Nesta quarta-feira a UBS de Bela Aurora conta com uma programação alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco. O evento "Tabagismo: efeitos sobre o corpo humano" terá palestra sobre os malefícios do cigarro. Será das 9h ao meio-dia e das 13h às 15h, na quadra de Bela Aurora.

Na UBS de São Francisco a equipe vai conversar com os munícipes e apresentar informações sobre o Programa Municipal de Apoio à Pessoa Tabagista.