Ação na próxima sexta-feira (28) lembra importância do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

No próximo dia 28 é comemorado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Por isso, o mês de abril é chamado de Abril Verde, em alusão a importância da data.  Devido à relevância do tema para o servidor, a Coordenação de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho, da Secretaria Municipal de Governo e Recursos Humanos (Semgo) de Cariacica, irá realizar uma ação em celebração à data. O intuito é levar informações relevantes aos trabalhadores para evitar acidentes de trabalho.

O encontro acontecerá, às 8h, na fazenda Aldeia do Coco, em Nova Campo Grande, e reunirá um grupo de 20 servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). O evento trará informações sobre prevenção de acidentes, uso e conservação do Equipamento de Proteção Individual (EPI), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), serão realizadas aferição de pressão e glicose alem de informações sobre promoção à saúde realizada por um profissional de Nutrição.

De acordo com a coordenadora de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho Caroline Belsoff de Lemos Cosmo a proposta dessa atividade é que o servidor não esqueça de, durante a jornada de trabalho, adotar ações preventivas para garantir e melhorar sua segurança no ambiente de trabalho e, assim, evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Instituição da data

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em 2019, o evento chama a atenção para um futuro de trabalho seguro e saudável. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.