O tradicional Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água celebrou a cultura cariaciquense nesta segunda-feira (17). A festa, realizada todos os anos no Dia de Nossa Senhora da Penha, aconteceu no Campo do América e levou diversão para toda a comunidade.

Promovida pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), a festa reuniu tradicionais bandas de congo de Cariacica e da Grande Vitória, além de contar com cortejo, missa congueira e shows de Grupo Moxuara, Cia Cumby e Ana Porfírio e Banda.

Também não faltou a presença do João Bananeira, ícone do folclore de Cariacica, que divertiu adultos e crianças com suas brincadeiras no meio do público.

“Esse evento é uma grande celebração de toda a cultura congueira do nosso Estado. Reunimos aqui as bandas de congo de Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória”, disse Maria Zalem, produtora cultural.

Tradição

A tradição do congo em Roda D'Água é passada de pai para filho e se mantém viva até os dias atuais. Sua origem remonta há mais de 100 anos, de acordo com a memória dos mestres.

O congo de máscaras, que antes era só uma caminhada concentrada na comunidade, chamada de carnaval de rua, atualmente recebe pessoas de vários lugares do Estado para acompanhar e conhecer o congo e o personagem folclórico João Bananeira.

Com o crescimento e reconhecimento da festividade, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água se transformou em uma das maiores comemorações populares do Espírito Santo.