Secretarias de Educação e Defesa Social se reúnem com as polícias Civil e Militar para tratar sobre segurança nas escolas

As equipes da Secretaria de Educação (Seme) e Defesa Social (Semdefes) se reuniram com representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (10) para discutir as novas ações de segurança que serão implementadas nas escolas da rede municipal de ensino. A medida visa resguardar os alunos e toda a comunidade escolar em relação às fakes news sobre ataques em escolas disseminadas nas redes sociais.

Uma das medidas já adotadas, e que vem sendo reforçada neste período, é com relação ao fluxo de entrada e saída nas escolas. O secretário interino de Educação de Cariacica, Rogério Guimarães, explica que a entrada nas unidades de ensino está restrita aos alunos, sendo vedada a circulação de pessoas que não façam parte da comunidade escolar.

Para reforçar essa medida, a Secretaria de Educação fará uma reunião nesta terça-feira (11) com os diretores de todas as 127 escolas da rede municipal de ensino. “Vamos orientar esses profissionais quanto aos cuidados que precisaram ser redobrados. A gestão está alinhada com as forças de segurança para desenvolver a promoção de ações de reforço da segurança nas escolas do município”, explica.

Segurança

As unidades de ensino da rede municipal já são atendidas pela Patrulha Escolar realizada pela Guarda Municipal de Cariacica, que visa garantir a segurança e evitar ocorrências, projeto que está sendo intensificado. As escolas também contam com sistema de videomonitoramento e profissionais de portaria, que junto com a equipe pedagógica controla a entrada e saída dos estudantes.