Morcegos: saiba o que fazer em caso de contato ou se encontrar o animal em casa

Os morcegos são animais que sempre causam medo, principalmente pelo risco de transmissão de raiva, uma doença sem cura. A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus), faz uma série de alertas para a população se proteger dos males causados pelo mamífero voador.


Em casos de contato com o morcego, uma Unidade Básica Saúde (UBS) deve ser procurada o mais rápido possível. É necessário salientar que serviços médicos particulares não realizam o tratamento ou a vacinação preventiva contra raiva humana.


Eles são animais importantes na natureza, porque disseminam sementes de árvores nativas e alguns de alimentam de insetos que podem ser prejudiciais ao homem. Porém, o contato com eles não é recomendável em hipótese alguma.


A UVZ ressalta que os morcegos são protegidos por lei. Nem a própria Unidade de Vigilância em Zoonoses, nem mesmo qualquer empresa privada, tem autorização para eliminar estes animais, pois se trata de um crime ambiental.


Confira abaixo uma série de recomendações



  • Morcegos são considerados suspeitos para raiva quando encontrados em horários, locais e atitudes não habituais, como por exemplo: caído ao chão, dentro de casa, em voo durante o dia. Portanto evite o contato com o morcego. Eduque os seus filhos para não mexer com morcegos.

  • Em caso de encontrar um morcego caído, com cuidado coloque um balde ou caixa sobre ele para prendê-lo e contate a UVZ, pelo telefone 3354-7032 para que seja recolhido pela equipe. Nunca tente pegá-lo ou chutá-lo.

  • Se teve algum contato procure o setor de atendimento da raiva (profilaxia da raiva) da unidade de saúde da sua região.

  • Se houve possibilidade de contato de seu animal com o morcego, contate a UVZ.

  • Se encontrar o morcego dentro do imóvel, procure a Unidade de Saúde para atendimento. Entre em contato com a UVZ para providenciar o recolhimento.

  • Caso exista colônia de morcego no imóvel, não tente expulsá-los sem estar devidamente orientado e usando equipamentos de segurança. A UVZ poderá orientá-lo como fazer a expulsão de maneira segura.

  • Se encontrar fezes do animal no chão, não varra com vassoura a seco. Utilize pano umedecido em água para a varrição.

  • Não entre em ambientes fechados onde tem a presença de morcegos. Procure orientação na UVZ.

  • Evite espantar os morcegos que estão em repouso (de cabeça para baixo) quando encontrá-los descansando em árvores ou abrigos, principalmente durante o dia.

  • Estas recomendações independem de haver morcego positivo para raiva na região.