As poderosas da limpeza urbana de Cariacica: Secretaria de Serviços tem 41 mulheres garis

Elas são poderosas mesmo. Algumas comandam a próprias famílias, criam seus filhos, pegam no pesado e muitas enfrentam o preconceito de trabalhar numa profissão que já foi predominantemente masculina. Assim é a equipe de mulheres que trabalham na limpeza urbana da Secretaria Municipal de Serviços de Cariacica (Semserv).

Josilene Gonçalves Vieira é uma delas. A gari de 38 anos é mãe de quatro filhos já adultos, já trabalhou como atendente, auxiliar de farmácia, recepcionista e auxiliar de serviços gerais e, há quase dois anos, integra a turma feminina que cuida da cidade.

“Tem gente que olha para nós com preconceito. Mas nosso trabalho é muito digno”, afirma.

Aos 39 anos, Rozilene dos Anjos Ramos contraria a opinião da mãe, que acha que o serviço é “coisa de homem” e muito perigoso. “Eu trabalho na limpeza urbana há 15 anos, sendo três deles como operadora de roçadeira. É pesado, mas muito gratificante”, destaca ela, que é mãe de 3 filhos. “Eles têm muito orgulho de mim”, comemora.

Também operadora de roçadeira, Dulcinéia Nunes, de 38 anos, é só gratidão pelo tempo de trabalho na Secretaria de Serviços. Nesse tempo, sua atuação já ultrapassou as fronteiras da limpeza das ruas. Ela já ganhou prêmio como Miss Gari e também integra a equipe de Coletores Alpinistas.

“A cada manhã eu acordo e agradeço a Deus pela oportunidade de fazer o que eu gosto. Tenho amor pelo que faço. Me sinto valorizada e tenho reconhecimento”, finaliza.

Marcos Aranda, secretário de Serviços, detalha que a equipe é formada por 41 mulheres, que são um dos orgulhos da secretaria. “Elas são fortes, trabalhadoras. Apesar de termos a menor equipe de garis da Região Metropolitana, somos os melhores. Porque amamos o que nós fazemos”, destacou o secretário.