Projeto Alfabetiza-Ação: Dona Zélia, da mochila rosa, recebe o seu primeiro certificado escolar

Zélia Gomes Arlindo, 84 anos, provou que para realizar grandes sonhos não tem idade, basta acreditar e fazer. A senhora da caprichada mochila rosa, que deu neste ano os primeiros passos na vida estudantil, finaliza 2022 realizada, afinal, dona Zélia agora sabe ler e escrever pequenas frases e nesta semana recebeu seu primeiro certificado escolar.


Dona Zélia é uma das moradoras de Cariacica que participaram do projeto Alfabetiza-Ação, que tem o objetivo de dar oportunidade aos munícipes, com 55 anos ou mais, para se familiarizarem com a leitura e a escrita. A iniciativa é da Secretaria de Educação (Seme).  


Zélia descobriu o projeto graças ao seu envolvimento com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras): “O Cras foi a minha segunda casa e o dia que eu não ia, ficava triste. Eu ia a pé porque aproveitava que fazia exercício no caminho. Eu gosto de todos de lá e eu conheci muitas boas pessoas e descobri o projeto e fiz amizades também com meus amigos de escola. Estou muito feliz porque já consigo ler as minha as primeiras frases. O projeto foi excelente e estou grata por esse primeiro certificado que recebi”, disse.  


História


Mãe de nove filhos, oito deles vivos, a idosa trabalhou a vida inteira na roça, em Juerana, no interior da Bahia, e conta que não teve oportunidade de estudar. Sabia apenas escrever o nome. “Eu nunca passei nem na porta de uma escola. Mas agora estou muito alegre e minha família está toda feliz por mim”, comemora dona Zélia.  


Moradora de Itanguá, dona Zélia estudou no projeto em uma das salas da Igreja Batista de Itacibá, junto com outras 12 pessoas.  Para ir até as aulas, a aposentada contava com o apoio dos netos, que faziam questão de levá-la até a porta. Ela também participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras.


Curso


O curso do projeto Alfabetiza-Ação tem a duração de quatro meses e será ofertado, preferencialmente no turno diurno, em salas ociosas das unidades de ensino da rede municipal de Cariacica, espaços disponibilizados por instituições parceiras e também espaços em outras secretarias parceiras, como a de Assistência Social e de Cultura.

Matrículas

Além da Igreja Batista de Itacibá, há turmas sendo abertas nas igrejas Batista de Cariacica-Sede e Presbiteriana de Campo Grande. As matrículas devem ser feitas on-line pelo link: bit.ly/alfabetizaacaocariacica