Programa Saúde Nota 10 leva educação ambiental para sala de aula e premia alunos em Cariacica

Nesta terça-feira (13) o meio ambiente foi destaque no Auditório Antário Filho, na Secretaria Municipal de Educação (Seme), onde aconteceu a cerimônia de encerramento do Programa Saúde Nota 10, realizado pela empresa Ambiental Cariacica em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental.

Durante todo o ano, o programa aprofundou o aprendizado sobre meio ambiente, saneamento e cidadania com crianças e adolescentes de escolas do Ensino Fundamental I e II do município.

O evento contou com a presença de representantes das escolas participantes, alunos e familiares, e técnicos da Seme. “Nos aliamos às escolas para disseminar conhecimentos sobre educação ambiental, que é tão importante para a população. Essa interação aconteceu por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas para cada faixa etária, utilizando recursos audiovisuais, além de experiências presenciais com os estudantes", explicou Anna Júlia Carvalho, analista de responsabilidade social da empresa Ambiental Cariacica.

Ao todo, 2,7 mil alunos do 1º ao 9º anos tiveram acesso ao projeto, sendo estimulados a pensar soluções para a sua escola e seu bairro em relação ao tratamento de esgoto, água e destinação de resíduos. Os melhores trabalhos realizados entre desenhos e redações foram premiados durante o evento com tablets, headphones e mochilas, para os alunos e professores.

O coordenador de Educação Ambiental da Seme, Thiago Ouverney, reforça sobre a necessidade de programas e projetos com a finalidade de potencializar o protagonismo estudantil, a fim de desenvolver neles a responsabilidade social, ética, cidadania e cuidados ao meio ambiente.

Gincana do Óleo dará passeio a turma vencedora

Dentro da perspectiva do programa também foi realizada a "Gincana do Óleo", ferramenta importante para implantar a cultura do descarte correto do óleo e do uso consciente das redes de esgotamento sanitário. Durante o evento, foi anunciada a turma que mais arrecadou óleo de cozinha usado, totalizando 109 litros equivalentes à preservação de 2.725.000 litros de água.

A premiação da gincana consiste em um passeio ao Parque Botânico da Vale para realização de uma Trilha Ecológica. "Além disso, a cada um litro de óleo usado trocado a escola/estudantes ganham 500ml de detergente biodegradável", complementou Anna Júlia.