Chuvas: Defesa Civil de Cariacica está nas ruas monitorando áreas de risco e orientando moradores em áreas atingidas

A Defesa Civil de Cariacica está nas ruas atendendo a população que foi afetada com as fortes chuvas que atingem cidade. O prefeito Euclério Sampaio também está nas ruas acompanhado a situação dos moradores.

Nesta quarta-feira (1º), a equipe levou ajuda aos moradores de Santo André e Vila Rica, acompanhada do Corpo de Bombeiros. Com o auxílio de um caminhão e cordas e boias, os moradores foram tirados das áreas alagadas.

A Secretaria de Assistência Social (Semas) também está visitando as áreas mais atingidas para orientar famílias que foram prejudicadas pelos alagamentos.

As pessoas desabrigadas serão levadas para um abrigo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valdeci Cezario, em Vila Rica. A equipe está fazendo a triagem das famílias para encaminhá-las ao local. Elas estão recebendo alimentação e roupas.

Além do abrigo em Vila Rica, a Emef Vienna Rosetti Guterres, em Santana, também já está disponível e preparada para receber a população, caso necessário. Até o momento, em Cariacica, são 25 famílias desalojadas e 25 mil pessoas afetadas. Nesta quarta (30), a Prefeitura de Cariacica decretou situação de emergência no município.

Monitoramento

As equipes também acompanham e monitoram áreas de risco. Nas últimas 24 horas foi registrado um volume de 150 milímetros de chuva. Em 72 horas, foram 250 milímetros. Em caso de ocorrência os munícipes podem acionar o órgão pelos números 98831-6000, 3354-7126, 3346-6194 e 199.

"A Defesa Civil de Cariacica está atuando em parceria com as secretarias de Serviços e Obras para auxiliar na desobstrução de vias e desassoreamento de canais. Também estamos atuando com a Secretaria de Assistência Social para dar abrigo aos que precisam. Nossas equipes também estão oferecendo apoio ao Corpo de Bombeiros. Montamos uma força-tarefa para ajudar a população da cidade", disse o subsecretário de Defesa Social, coronel Tomazelli.

O órgão registra alagamentos em sete bairros: Campo Verde, Bubu, Flor de Piranema, Santo André, Porto Novo, Vila Rica e Porto de Cariacica. Durante a madrugada, foi registrado um desabamento de varanda em Campo Grande. Não houve vítimas e o imóvel foi interditado por comprometimento estrutural da edificação.

Nesta quinta-feira (1º) foram atendidos mais de 15 chamados, principalmente de pequenos deslizamentos. Em apenas uma semana, a Defesa Civil de Cariacica registrou 80 ocorrências como deslizamentos de terra, quedas de árvores, entre outras.

Áreas de risco

De acordo com dados da Defesa Civil de Cariacica, a cidade possui 53 áreas de risco geológico, que estão sendo monitoradas. A principal delas, que requer maior atenção, é a que fica na Rua Gabino Rios, em Porto de Santana. São áreas classificadas como R3 e R4, de risco alto e muito alto.

Na Rua Gabino Rios, a Secretaria de Obras (Semob) começou a limpeza do local onde aconteceu um dos deslizamentos. A área foi isolada, protegida com uma lona e está sendo monitorada. Assim que estiar, a Semob começará a fazer um muro de contenção de forma emergencial.

Ações preventivas

A Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) está nas ruas diariamente realizando ações de limpeza para minimizar o impacto das chuvas nas vias de toda a cidade. O trabalho preventivo inclui limpeza diária de canais e galerias, desobstrução de redes de drenagem, e demais ações para prevenir alagamentos em períodos chuvosos.