Prefeitura de Cariacica decreta situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingem a cidade

O prefeito Euclério Sampaio decretou situação de emergência em Cariacica por conta das fortes chuvas que atingem o município nos últimos dias. A publicação foi divulgada em edição extra do Diário Oficial nesta quarta-feira (30).

Com a situação de emergência decretada, a administração municipal poderá fazer aquisições emergenciais sem o uso de licitação, por exemplo, além de convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos possíveis desastres e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

As equipes da Defesa Civil de Cariacica estão nas ruas acompanhando a situação e monitorando áreas de risco. Em apenas uma semana, a Defesa Civil de Cariacica registrou 80 ocorrências, que envolvem vistorias em casas, deslizamentos de terra, quedas de árvores, entre outros transtornos. Em caso de ocorrência os munícipes podem acionar o órgão pelo número 98831-6000 ou 199.

Nas últimas 24 horas foi registrado volume de 140 milímetros. O esperado era 30 milímetros. O volume de chuva na cidade em uma semana alcançou 270 milímetros. Em todo o mês de novembro foi registrado um acumulado de 287 milímetros.

"A Defesa Civil trabalha 24 horas por dia e está sempre de prontidão para atender possíveis ocorrências ocasionadas pelas chuvas. Pedimos atenção especial aos moradores que residem próximos às encostas. A qualquer momento basta acionar o serviço para o deslocamento imediato da nossa equipe, bem como os voluntários nos bairros que também nos auxiliam", disse o coordenador da Defesa Civil de Cariacica, Jonathan Jantorno.

Áreas de risco

De acordo com dados da Defesa Civil de Cariacica, a cidade possui 53 áreas de risco geológico, que estão sendo monitoradas. A principal delas, que requer maior atenção, é a que fica na Rua Gabino Rios, em Porto de Santana. São áreas classificadas como R3 e R4, de risco alto e muito alto.

Na Rua Gabino Rios, a Secretaria de Obras (Semob) começou a limpeza do local onde aconteceu um dos deslizamentos. A área foi isolada, protegida com uma lona e está sendo monitorada. Assim que estiar, a Semob começará a fazer um muro de contenção de forma emergencial.

Ações preventivas

A Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) está nas ruas diariamente realizando ações de limpeza para minimizar o impacto das chuvas nas vias de toda a cidade. O trabalho preventivo inclui limpeza diária de canais e galerias, desobstrução de redes de drenagem, e demais ações para prevenir alagamentos em períodos chuvosos.