Simplifica Cariacica: consulta de viabilidade para abertura de empresas agora pode ser feita on-line

Mais um passo importante para diminuir a burocracia e aumentar a agilidade para abertura de empresas e negócios em Cariacica. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei) informa que agora empresários podem realizar a consulta de viabilidade ou consulta prévia apenas em alguns minutos, por meio da plataforma Simplifica Cariacica.

A iniciativa também foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação.

Para isso, basta acessar o Sistema Simplifica Cariacica e inserir as informações do empreendimento a ser implantado que o sistema informará sobre o deferimento ou indeferimento da atividade, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Cariacica, de forma 100% digital.

A consulta de viabilidade ou consulta prévia é a primeira autorização do município para se constituir uma empresa. Ela é feita por meio do portal www.simplifica.es.gov.br. Basta que o empreendedor entre no link, clique em "Abertura de empresa" e siga o passo a passo.

“Facilitar a abertura de empresas e melhorar o ambiente de negócios é prioridade desta gestão para atrair investimentos e gerar empregos no município. Esta ferramenta oferece um trâmite mais simples e automatizado, desburocratizando e simplificando os processos”, ressaltou a secretária interina de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica, Luciana Tibério.

Armando Garcia, que participou do processo de implementação do programa no município, diz que esse é um passo importantíssimo rumo à desburocratização, agilidade, simplificação e redução no tempo de abertura de empresas.

"Todo esse processo faz parte do plano de governo do prefeito Euclério Sampaio, que sempre destacou a importância dos empreendedores em nosso município. Vale destacar também que atualmente o município de Cariacica tem 689 atividades econômicas livres de qualquer ato público para abrir empresas", ressaltou.