“A vida do analfabeto não é boa", diz seu Osmundo, que está aprendendo a ler e a escrever aos 83 anos

Seu Osmundo Caldeira Filho tem 83 anos e viveu grande parte da vida numa comunidade rural em Viana. Ele dominava o trabalho na roça, onde a rotina dura não permitia que ele conseguisse estudar. Nunca aprendeu a ler, muito menos a escrever. Não sabia nem a própria idade até completar 50 anos. Constituiu família, teve nove filhos e até conseguiu se aposentar. Porém, não realizou um sonho antigo: “Eu queria tirar carteira de motorista, mas não consegui porque não sabia ler”, lamentou.

Vale lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação é uma licença do Estado declarando que o cidadão está apto a dirigir. Só pode obter o documento quem tem mais de 18 anos, sabe ler e escrever e possui documento de identificação e CPF.

Embora não consiga mais concretizar o sonho, seu Osmundo virou exemplo para muita gente depois de se matricular, há quatro anos, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ângelo Zani, em Mucuri. Hoje ele já consegue escrever e até ler a Bíblia nos cultos da Assembleia de Deus de Vila Rica, onde também canta seus louvores preferidos. E ainda se dedica ao acordeom, instrumento que aprendeu a tocar sozinho. “A vida do analfabeto não é boa, mas agora eu já sei ler até placa de ônibus, o que eu não conseguia antes”, comemora.

Educação para todos

Seu Osmundo é um dos 73 estudantes com mais de 60 anos matriculados no primeiro ciclo (equivalente à alfabetização) na EJA em Cariacica. No total, a modalidade tem 1.614 alunos no município. A EJA está organizada para ofertar o Ensino Fundamental de 1º e 2º ciclos (primeiro segmento) bem como 6º, 7º, 8º e 9º anos (segundo segmento). As vagas são ofertadas em 25 escolas do município.

“Esperamos que os jovens que estão no ensino em idade regular tenham melhores oportunidades no futuro e essa estrutura a rede municipal tem oferecido. Trabalhamos para que eles não sofram com as mesmas dificuldades que os mais velhos enfrentaram”, afirmou José Roberto Martins Aguiar, secretário municipal de Educação de Cariacica.

Para Rinaldo Pevidor, coordenador da EJA em Cariacica, a modalidade é mais do que alfabetizar. “É proporcionar aos educandos a oportunidade para o desenvolvimento de suas potencialidades. É a promoção de uma educação voltada para a construção de saberes articulados com a realidade, necessidades, expectativas e trajetórias de vida dos sujeitos jovens, adultos e idosos”, concluiu.