Prefeitura de Cariacica recebe posse de 100 hectares para a implantação do Parque Natural Municipal do Monte Mochuara

A implantação de um importante espaço de conservação, pesquisa ecológica e proteção da biodiversidade, com estrutura para receber turistas, está mais perto de se tornar realidade. A Prefeitura de Cariacica recebeu do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) o título de legitimação de posse de aproximadamente 100 hectares do Parque Municipal Mochuara.

“A aquisição do título de posse é um passo muito importante em direção à efetiva implantação do Parque Natural Municipal do Monte Mochuara. Agora, poderemos dar início aos trâmites para construção da sede e estruturação do Parque, o que sempre foi um sonho da população de Cariacica”, destacou Luciana Tibério Gomes, secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente.

O Parque Natural Municipal do Monte Mochuara se localiza na área rural do território do município de Cariacica e trata-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que, segundo o Decreto de criação de Nº 031/2007, possui uma área de 435,40 hectares.

O espaço foi criado para ser um local de proteção a biodiversidade, centro de pesquisa ecológica e é considerado um ponto turístico natural de Cariacica. A área do parque apresenta um importante ecossistema associado com florestas de Mata Atlântica que se desenvolvem no entorno de uma elevação granítica de 718 metros, que é o Monte Mochuara.

O município irá construir uma estrutura nessa área do parque, que vai ganhar uma sede e infraestrutura básica da Unidade de Conservação, para cumprimento do seu principal objetivo que é a conservação, incentivo à pesquisa ecológica, além da proteção da biodiversidade. Serão utilizados nas intervenções cerca de R$ 3 milhões, dinheiro destinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), proveniente de compensações ambientais.