Serviço Família Acolhedora repassa experiência para equipes de Carangola (MG), Colatina e Vila Velha

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica teve nesta terça-feira (27) a oportunidade de repassar a experiência do serviço Família Acolhedora, referência no Estado, para os municípios de Carangola (MG), Colatina e Vila Velha.

“Cariacica teve uma rica troca de vivência e compartilhou a experiência acumulada nos 10 anos de implantação do Família Acolhedora no município. Nos sentimos honrados em poder contribuir com a implantação em outras cidades, algo tão importante para o acolhimento familiar de crianças e adolescentes”, disse Cristiana Furtado C. Couto, coordenadora do serviço.

Os municípios de Carangola e Colatina estão planejando implantar o serviço. Em Vila Velha, o projeto foi implantado há um ano, a partir de uma troca de experiência com Cariacica.

Sobre o serviço

O Serviço Família Acolhedora é uma das modalidades de acolhimento a crianças e adolescentes que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem, organizando o acolhimento na residência de famílias das comunidades do município. A lei municipal que respalda o programa é a Lei 4.917 de 26 de março de 2012. A família interessada em participar pode se inscrever aqui.

Os participantes podem acolher crianças e/ou adolescentes com faixa etária de 0 a 18 anos em famílias acolhedoras, por um ano, podendo ser renovado por mais um ano de acordo com decisão judicial. Neste período eles propiciam o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária.

Para participar do projeto é preciso ser morador de Cariacica por no mínimo dois anos; ter entre 25 e 60 anos de idade; ter a autorização e a colaboração de todos os membros da família; não estar no cadastro de adoção; não possuir pendência judicial; ter interesse e disponibilidade para atender crianças e/ou adolescentes acolhidos; e possuir parecer favorável da equipe técnica do serviço Família Acolhedora.