Alunos da Emef Tânia Poncio Leite criam álbum de figurinhas personalizado para a Copa do Mundo

O álbum de figurinhas dos alunos da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Tânia Poncio Leite, em Vila Cajueiro, está um pouquinho diferente. Saem os jogadores que vão disputar a Copa do Mundo 2022, e entram a figurinhas dos 258 personagens da escola, divididos entre alunos, corpo docente e funcionários. O objetivo é um resgate da brincadeira de troca de figurinhas de forma lúdica e inspiradora.



Os 220 alunos das cinco turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental receberam os álbuns da "Copa da Tânia" e um pacote de figurinhas, nesta sexta-feira (23). A ideia é fazer distribuição e troca de figurinhas todas as sextas-feiras e a previsão é que a atividade termine em dezembro.


O álbum foi feito com recursos e materiais da escola e, além das figurinhas que são divididas por turma e funcionários, há também as figurinhas raras, como a da Vila Cajueiro.


“Trabalhamos com ideias coletivas. Quando começou a febre do álbum de figurinhas, sentamos para conversar com o que poderíamos fazer para auxiliar os alunos neste processo, partindo da temática da Copa do Mundo, de forma a incluir todos os alunos nesta realidade, pois a maioria não tem condições de bancar um álbum oficial. Então esse projeto daria as mesmas oportunidades para todos, envolvendo-os de forma lúdica e atingindo o objetivo proposto”, contou a diretora da escola, Luciana Zanette. 


Empolgação  



                         

A animação tomou conta da escola, como é o caso de Izaias da Silva, porteiro da escola. Ele, que convive diariamente com a criançada, está ansioso para ver os estudantes com sua figurinha. Dayara Pires, 12 anos, ama futebol, mas revela que achou sensacional um álbum com seus colegas de classe. “Está sendo muito legal ver meus amigos na figurinha. Estamos também com uma atividade de estudar sobre os continentes e países da Copa e até criamos uma mascote”, contou.  



IZAIAS É PORTEIRO DA ESCOLA E VAI AJUDAR AS CRIANÇAS COM O ÁLBUM

Maria Laura e Dalila Batista não veem a hora de achar as suas respectivas figurinhas. Thayguero Rodrigo ganhou mais que a figurinha rara: ele estava todo feliz por ter tirado a figurinha com seu rosto. “Eu consegui a minha figurinha. Olha, sou eu. Como sou bonito!”, disse ele, caindo na risada.  



THAYGUERO FOI UM DOS PRIMEIROS A TIRAR A  FIGURINHA COM SUA FOTO

O projeto


A "Copa da Tânia" é uma atividade lúdica que promove a interação de todas as turmas da escola. Além do resgaste da brincadeira, o álbum de figurinhas desperta o interesse pela leitura, pois une palavra e imagem, incitando a curiosidade no preenchimento das páginas.


“Nossa expectativa é proporcionar diversas aprendizagens para os alunos, como socializar, aceitar a sua própria imagem, fazer novas amizades, além de inserir todos nesse momento histórico para o futebol e para a sociedade”, finalizou a diretora Luciana Zanette.