Secretaria de Assistência Social inaugura nesta segunda-feira (19) a primeira Residência Inclusiva para pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) inaugura nesta segunda-feira (19) a primeira Residência Inclusiva do município, no bairro Porto Belo. Serão atendidas dez pessoas com deficiência com idades entre 18 e 59 anos, que vão residir no local a partir de outubro.


Essa casa é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único da Assistência Social (Suas), voltada para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.


A Residência Inclusiva tem o propósito de romper com a prática do isolamento, de mudar a estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. São residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade.


O local dispõe de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.


“A casa tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração ou convivência”, destacou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social.